Pular para o conteúdo principal

A Administração e o Direito

Em posts anteriores comentei sobre Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, entre outros tópicos importantes para boa gestão empresarial. Hoje, retomando nosso contato, quero comentar outra ótica da Administração de Empresas: a Legislação e o Direito.

O bom administrador enxerga a empresa em 360°, mas deve ater-se em demandar maior energia nos assuntos prioritários e para que não seja surpreendido por eventualidades, todos os demais assuntos da empresa deverão transcorrer da maneira mais planejada possível. Se você vive “apagando incêndios” melhore o planejamento e a delegação de responsabilidades, a empresa organizada e os colaboradores engajados contribuem para não sermos surpreendidos á todo momento.
Planejar incluí ou se inicia ao checar a legalidade da operação que pretende fazer e todo planejamento depende de um respaldo legal. Veja só, desde o momento da abertura da empresa é necessário consultar as Leis em que esta se classifica, os aspectos fiscais que influenciam seu faturamento e suas receitas, os aspectos trabalhistas que normatizam a contratação dos colaboradores, entre outros mais.
O Administrador gerencia um mecanismo anteriormente normatizado por leis que orientam esta gestão, de forma que podemos entender que a Administração e o Direito andam de mãos dadas e cabe ao gestor direcionar esta aliança rumo ao sucesso!
Seja curioso, busque informação, cheque, confirme e se possível consulte um advogado a cada operação que pretenda realizar ou a cada contrato que pretenda fechar. Ser cauteloso não é um defeito!
O Direito Empresarial é o maior aliado do empreendedor, ele contempla as normas da atividade negocial do empresário e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa".
 
 
Elizabeth Just

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As visões e os perfis dos empreendedores brasileiros

Levantamento feito pela Endeavor mostrou quais são as percepções de quem opera um negócio próprio:   Fonte: Endeavor - Apuração: Priscila Zuini Fonte: Exame.com

A Coragem de Cobrar Caro

Meu médico me recebeu todo envergonhado pelo atraso de duas horas na consulta marcada.   “Doutor, eu não estou irritado pela espera porque o senhor é simplesmente o melhor médico do país, e eu não sou bobo.   Prefiro esperar a consultar o segundo ou o décimo melhor especialista da área.”   Isso o tranquilizou.   “Eu só acho triste que o melhor médico deste país esteja cobrando o mesmo preço que os outros, tendo de trabalhar o dobro, sem tempo para estudar e ver a família.   Eu, palestrante que sou, cobro dez vezes o preço desta sua consulta, só que nunca chego atrasado.”   Concordou e balbuciou a seguinte frase, que me levou a escrever este artigo.   “Tenho medo de cobrar mais do que os meus colegas. Eles ficariam com inveja, falariam mal de mim, seria um inferno.”   No Brasil, a maioria dos empregados e profissionais no fundo tem medo de pedir um aumento de salário ou de cobrar mais caro.     Cobrar

Reuniões? Para ser úteis devem ser produtivas!

Olá prestigiosos leitores, hoje transmitirei artigos com informações importantes para melhorar a produtividade e a tomada de decisão em sua empresa. Primeiramente, entenda a diferença entre Gestão e Administração: Você acha este tipo de reunião eficiente?  Esta é uma reunião da Presidenta Dilma Rousseff acompanhada de ministros realiza reunião do Conselho Político no Palácio do Planalto. (Brasília, DF, 24/03/2011) São mais de 40 Ministros, Deputados etc.  Gestores acham que sim. Gestão vem de gesto, gesticular, dar ordens, obedecer, e dar a mesma ordem para 40 Ministros é mais produtivo do que fazer isto individualmente. Administrar não é nada disso. É analisar, acompanhar, verificar desempenho.  Um por um. Como realizar reuniões produtivas? Um dos vícios do mundo corporativo que você deve evitar em sua empresa é o excesso de reuniões. Fazer reuniões é necessário no mundo dos negócios, pois são encontros organizados