Em posts anteriores comentei
sobre Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, entre
outros tópicos importantes para boa gestão empresarial. Hoje, retomando nosso
contato, quero comentar outra ótica da Administração de Empresas: a Legislação
e o Direito.
O bom administrador enxerga a
empresa em 360°, mas deve ater-se em demandar maior energia nos assuntos
prioritários e para que não seja surpreendido por eventualidades, todos os
demais assuntos da empresa deverão transcorrer da maneira mais planejada possível.
Se você vive “apagando incêndios” melhore o planejamento e a delegação de
responsabilidades, a empresa organizada e os colaboradores engajados contribuem
para não sermos surpreendidos á todo momento.
Planejar incluí ou se inicia ao
checar a legalidade da operação que pretende fazer e todo planejamento depende
de um respaldo legal. Veja só, desde o momento da abertura da empresa é
necessário consultar as Leis em que esta se classifica, os aspectos fiscais
que influenciam seu faturamento e suas receitas, os aspectos trabalhistas que
normatizam a contratação dos colaboradores, entre outros mais.
O Administrador gerencia um
mecanismo anteriormente normatizado por leis que orientam esta gestão, de forma
que podemos entender que a Administração e o Direito andam de mãos dadas e cabe ao gestor direcionar esta aliança rumo ao sucesso!
Seja curioso, busque informação,
cheque, confirme e se possível consulte um advogado a cada operação que
pretenda realizar ou a cada contrato que pretenda fechar. Ser cauteloso não é
um defeito!
O Direito Empresarial é o maior
aliado do empreendedor, ele contempla as normas da atividade negocial do
empresário e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza
econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços
conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a
racionalidade própria de "empresa".
Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_comercial
Elizabeth Just
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