Olá prestigiosos leitores, hoje transmitirei artigos com informações importantes para melhorar a produtividade e a tomada de decisão em sua empresa.
Primeiramente, entenda a diferença entre Gestão e Administração:
Você acha este tipo de reunião
eficiente?
Esta é uma reunião da Presidenta Dilma Rousseff acompanhada de
ministros realiza reunião do Conselho Político no Palácio do
Planalto. (Brasília, DF, 24/03/2011)
São mais de 40 Ministros,
Deputados etc.
Gestores acham que sim.
Gestão vem de gesto, gesticular,
dar ordens, obedecer, e dar a mesma ordem para 40 Ministros é mais produtivo do
que fazer isto individualmente.
Administrar não é nada disso.
É analisar, acompanhar, verificar
desempenho.
Um por um.
Como realizar reuniões produtivas?
Um dos vícios do mundo
corporativo que você deve evitar em sua empresa é o excesso de reuniões. Fazer
reuniões é necessário no mundo dos negócios, pois são encontros organizados com
o intuito de se discutir assuntos com pessoas envolvidas em determinado
processo e tomar decisões.
O problema ocorre quando as
reuniões são feitas para discutir todo e qualquer assunto e não tem um objetivo
claro a ser atingido. Isso leva à perda de tempo de todos, burocracia em excesso
e a descrença nos resultados da reunião.
Normalmente as reuniões são de
até uma hora, têm um preâmbulo, depois o tópico principal é discutido e os
participantes discorrem sobre o tema com suas opiniões, até se chegar a uma
conclusão.
Reuniões produtivas podem ser
feitas até em 30 minutos ou menos, mas para isso todos os envolvidos devem ser
objetivos e não buscar um motivo para tratar de outros assuntos alheios ao
tópico da reunião.
As reuniões se tornam produtivas
quando algumas premissas são seguidas. Em sua próxima reunião, procure aplicar
alguns dos oito princípios aqui apresentados e tire suas próprias conclusões.
• Defina um horário para o início
e o fim da reunião
• Defina o objetivo da reunião e
o que se buscará de resultado ao final
• Defina antecipadamente e envie
a todos os participantes a agenda do que será discutido na reunião e o papel de
cada participante
• Evite reuniões com mais de seis
pessoas. O processo se tornará moroso e a reunião passará a ser mais uma
plenária e não um ambiente para tomada de decisões objetivas
• Se você propôs a reunião,
assuma a liderança do encontro e não permita conversas paralelas ou desvio de
foco
• Solicite a todos os
participantes para desligarem celulares e demais aparelhos de comunicação para
ficarem atentos à reunião
• Ao final da reunião, faça um
resumo das decisões tomadas ou solicite a alguém para fazê-lo
• Sistematize esse resumo em forma de ata (objetiva) e envie a todos os participantes, com as principais decisões tomadas na reunião e os próximos passos, prazos, responsáveis etc.
Fontes:
http://blog.kanitz.com.br/gestao-diferenca/
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2013/02/11/veja-8-dicas-para-faca-reunioes-produtivas-na-sua-empresa.htm
• Sistematize esse resumo em forma de ata (objetiva) e envie a todos os participantes, com as principais decisões tomadas na reunião e os próximos passos, prazos, responsáveis etc.
Fontes:
http://blog.kanitz.com.br/gestao-diferenca/
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2013/02/11/veja-8-dicas-para-faca-reunioes-produtivas-na-sua-empresa.htm
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