Pular para o conteúdo principal

EMPREENDEDORISMO

Observo que a grande maioria das pessoas tem o desejo de ter seu próprio negócio, o sonho de não ter chefe, ganhar bem e trabalhar menos. Poucos são aqueles que compreendem a verdadeira dimensão dessa aventura e o risco que isto impacta.
Aventureiro é aquele que vive de aventuras ou que não tem meio certo de vida, feita esta correlação, é possível notar que ser aventureiro e ser empreendedor são coisas completamente distintas e não podem ser confundidas ou comparadas.
O empreendedor tem que ter visão de mercado, pesquisar o negócio, planejar as ações, ter espírito de liderança, ser comprometido e querer trabalhar, trabalhar muito! É preciso ter consciência de que o resultado dependerá exclusivamente do seu desempenho e de suas ideias.
Para que tudo aconteça conforme sonhamos precisamos planejar muito, estudar, consultar profissionais especializados, criar planos alternativos, ampliar nossas habilidades e mergulhar de cabeça, com toda vontade e motivação para que o sonho se torne realidade.
É preciso ser criativo e corajoso, mas nenhum de todos estes talentos que mencionei é suficiente sem o principal elemento: o “feeling”! É necessário ter faro, ser um caçador de oportunidades, essa é a receita inicial para o sucesso.

Antes de iniciar seu sonho, elabore um “Plano de Negócio”, pesquise o mercado e a concorrência, avalie as oportunidades, defina seus clientes, analise as fontes de financiamento. Coloque tudo no papel, registre suas ideias e vá alimentando-as com todas as informações que puder consultar.
Recentemente, a Serasa Experian divulgou o resultado de uma pesquisa informando o número de falências decretadas no Brasil e o Sebrae-SP realizou uma pesquisa para identificar quais são os motivos do fechamento das micro e pequenas empresas. O estudo mostrou que há falta de preparo do empreendedor; de capacitação nos comportamentos empreendedores; de planejamento do negócio; não há montagem de um plano para simular o percentual de vendas; entre outros são os principais fatores. “Primeiramente, o empreendedor deve simular o seu negócio no papel para saber o quanto precisa vender, comprar e qual o valor que pode ser a sua dívida. Outro fator diagnosticado na pesquisa é problemas pessoais do empreendedor. Ex. Começo com um sócio, tenho problemas pessoais com ele e esta desavença acaba atrapalhando o negócio”.
De acordo com o SEBRAE-SP mais de 65% das empresas não sobrevivem mais do que o primeiro ano. Não deixe para pensar nas hipóteses quando já estiver no meio do caminho, por isto é tão importante elaborar o “Plano de Negócio”, quanto mais preparado estiver, menos risco correrá.


Elizabeth Just



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As visões e os perfis dos empreendedores brasileiros

Levantamento feito pela Endeavor mostrou quais são as percepções de quem opera um negócio próprio:   Fonte: Endeavor - Apuração: Priscila Zuini Fonte: Exame.com

A Coragem de Cobrar Caro

Meu médico me recebeu todo envergonhado pelo atraso de duas horas na consulta marcada.   “Doutor, eu não estou irritado pela espera porque o senhor é simplesmente o melhor médico do país, e eu não sou bobo.   Prefiro esperar a consultar o segundo ou o décimo melhor especialista da área.”   Isso o tranquilizou.   “Eu só acho triste que o melhor médico deste país esteja cobrando o mesmo preço que os outros, tendo de trabalhar o dobro, sem tempo para estudar e ver a família.   Eu, palestrante que sou, cobro dez vezes o preço desta sua consulta, só que nunca chego atrasado.”   Concordou e balbuciou a seguinte frase, que me levou a escrever este artigo.   “Tenho medo de cobrar mais do que os meus colegas. Eles ficariam com inveja, falariam mal de mim, seria um inferno.”   No Brasil, a maioria dos empregados e profissionais no fundo tem medo de pedir um aumento de salário ou de cobrar mais caro.     Cobrar

Reuniões? Para ser úteis devem ser produtivas!

Olá prestigiosos leitores, hoje transmitirei artigos com informações importantes para melhorar a produtividade e a tomada de decisão em sua empresa. Primeiramente, entenda a diferença entre Gestão e Administração: Você acha este tipo de reunião eficiente?  Esta é uma reunião da Presidenta Dilma Rousseff acompanhada de ministros realiza reunião do Conselho Político no Palácio do Planalto. (Brasília, DF, 24/03/2011) São mais de 40 Ministros, Deputados etc.  Gestores acham que sim. Gestão vem de gesto, gesticular, dar ordens, obedecer, e dar a mesma ordem para 40 Ministros é mais produtivo do que fazer isto individualmente. Administrar não é nada disso. É analisar, acompanhar, verificar desempenho.  Um por um. Como realizar reuniões produtivas? Um dos vícios do mundo corporativo que você deve evitar em sua empresa é o excesso de reuniões. Fazer reuniões é necessário no mundo dos negócios, pois são encontros organizados