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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO



Kuazaqui (2006): ... enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro com suas peças (recursos), pensar em como movimentá-las (estratégias e ações táticas) e, enfim, chegar a um resultado: a vitória ou a derrota [...] essa derrota pode representar a sua saída do tabuleiro, ou seja, do negócio.




O Planejamento Estratégico é um plano que formula os objetivos e os programas de ação para sua execução, considerando as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada. Nele são consideradas premissas básicas para que as ações tenham coerência e sustentação. Qualquer empresa, de qualquer setor ou porte, deve eleborar e implantar estratégias, levando em consideração todas as áreas e perspectivas da organização.

Para BATEMAN e SNELL (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

As organizações estão procurando cada vez mais se adaptar às constantes mudanças ambientais e das incertezas. Dentro desta ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de precaverem-se das incertezas com técnicas e processos administrativos que permitam o planejamento de seu futuro, a elaboração de objetivos, estratégias, métodos e ações.

Neste sentido, o planejamento estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos. O planejamento tem como propósito adotar medidas decisivas e resultados esperados na condução de atitudes pró-ativas na gestão das organizações (MINTZBERG, 1994; GOMES, 2003).

Segundo PORTER (1985), entende-se como empresa competitiva aquela que, por vontade própria, se mantém num mercado concorrencial e evolutivo, realizando uma margem de autofinanciamento suficiente para assegurar a sua independência financeira e os meios necessários à sua adaptação em momentos difíceis.

O planejamento estratégico precisa da definição de critérios para sua elaboração. Ele deve proporcionar uma base de informações correta, com sustentação metodológica, para auxiliar na tomada de decisão (OLIVEIRA, 2006). Corresponde a organização sistemática dos conhecimentos para fortalecer o julgamento e a tomada de decisão dos administradores (DRUCKER, 2000).


Metodologia
Para definir corretamente as etapas do processo de planejamento estratégico, foram analisadas diferentes perspectivas, para que fosse definida uma síntese das idéias que ditarão passo a passo como deverá ser realizado o planejamento estratégico.




A elaboração do Planejamento Estratégico formaliza e concentra de forma organizada as idéias da direção e dos gestores em busca dos objetivos da empresa. Contudo, a implementação destas idéias é que verdadeiramente trarão os resultados almejados.

As estratégias deverão ser permanentemente revistas, pois o cotidiano é dinâmico e os cenários internos e externos da organização sofrem alterações, ás vezes imprevistas. O realinhamento da estratégia é constante e o processo de adaptabilidade da organização é essencial para gestão com foco nos objetivos e metas organizacionais.

Gestores ao trabalho!


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